Atribuições do cuidador de idosos: veja quais são elas
A rotina do cuidador de idosos é adaptada às necessidades da pessoa assistida.
A velhice é uma época da vida que requer atenção direcionada, pois os movimentos e a mente das pessoas dão indícios de cansaço. Alguns idosos necessitam de acompanhamento 24 horas por dia e é comum que membros da família assumam o posto de cuidador. Esse é um processo importante e que acompanha algumas atribuições do cuidador de idosos.
A rotina bem definida sobre o que fazer e em qual momento são as principais demandas associadas ao cuidador de idosos, que presta suporte assertivo. O acompanhamento do cuidador auxilia desde as atividades simples até as mais complexas, de modo que a pessoa idosa consiga realizar suas tarefas e tenha qualidade de vida.
As principais atribuições do cuidador de idosos são:
Cada idoso possui as suas próprias demandas e elas impactam na rotina dele. Entretanto, algumas atribuições do cuidador de idosos são comuns em diversos lares, sendo elas:
Auxílio nas tarefas diárias
O suporte do cuidador de idosos quanto à higiene, administração de medicamentos e eventuais atividades de estímulo motor ou mental são atribuições comuns, que são feitas com atenção e total direcionamento.
Suporte na alimentação
Idosos que possuem alguma dificuldade motora recebem o auxílio do cuidador de idosos em sua alimentação diária. Quando necessário, o cuidador também cuida do plano alimentar da pessoa assistida para garantir que ela receba todos os nutrientes.
Cuidados com a saúde e bem-estar
O acompanhamento em consultas médicas, terapias e outras atividades relacionadas à saúde da pessoa idosa também fazem parte das atribuições relacionadas ao cuidador. A assistência pontual permite promover muito mais bem-estar para o idoso.